(Foto: Radio Integração FM 99,9)
No dia 02 de abril é o Dia Mundial de Conscientização do Autismo e para chamar a atenção da população a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), e a Associação de Pais e Amigos de Pessoas com Autismo realizou a Caminhada Azul pela inclusão, que teve um percurso de 2 km, saindo da avenida coronel Mâncio Lima e foi até a praça Orlei Cameli, onde pais e amigos soltaram balões azul.
O criador do Centrin, Marcinho Maciel fala sobre a importância dessa caminhada para inclusão dos autistas. “Já temos avançado bastante e várias crianças já fazem parte do centro e com um avanço significativo de várias crianças”, disse.
O técnico de informática Geovani Lima é pai de uma criança com autismo e disse que a caminhada é um gesto de inclusão para os autistas não serem tratados diferente das demais pessoas da sociedade.
“É muito importante para quem é pai de uma criança autista é buscar inclusão para nossos filhos para que eles são sejam excluídos”, afirmou.
O presidente da associação, Peter Rocha, fala das dificuldades que os autistas ainda enfrentam em nossa cidade. “Precisamos que os direitos dessas crianças sejam atendidos como escola com profissionais especializados, um atendimento personalização, psicólogos, terapeutas e o que mais for preciso para que essas crianças tenham suas dificuldades diminuídas”, disse.